Pular para o conteúdo principal

Regiões do Ceará entram em diferentes fases de retomada da economia nesta segunda-feira; veja o que funciona

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/07/06/veja-o-que-funciona-a-partir-desta-segunda-nas-diferentes-fases-da-retomada-de-cada-regiao-do-ceara.ghtml


Diante dos diferentes estágios epidemiológicos nas mais diversas regiões do Ceará, o Governo do Estado tem avançado com o plano de retomada econômica também de forma regionalizada. O número de infecções por Covid-19 no Ceará é de 121.986, com 6.441 mortes em decorrência da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizados pela Secretaria de Saúde às 18h40 deste domingo (5).

Segundo o decreto estadual publicado neste sábado (4), Fortaleza avança para a fase 3 da retomada, embora com algumas restrições. Os restaurantes seguirão funcionando apenas das 9h às 16h, mas agora com 50% do efetivo presencialmente, e bares e barracas de praia seguem fechados. Também passam para 50% da capacidade das atividades religiosas.

Outros cadeias liberadas em fases anteriores passam agora a 100% de trabalho presencial, como têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; indústria e serviços de apoio; artigos do lar; cadeia agropecuária; cadeia moveleira; tecnologia da informação; logística e transporte; comércio e serviços de higiene e limpeza; cadeia automotiva; e comércio de outros produtos.

Macrorregião de Fortaleza

Outros 43 municípios avançam para a fase 2. A etapa marca a reabertura dos restaurantes de 9h às 16h. Nesse estágio, também chegam aos 100% de capacidade indústria química e correlatados; artigos de couros e calçados; cadeia metalmecânica e afins; cadeia energia elétrica; cadeia da construção; e saneamento e reciclagem.

Também estão autorizadas, mas com efetivo reduzido comunicação, publicidade e editoração (40%); indústria e serviços de apoio (40%); tecnologia da informação (40%); assistência social (40%); esporte, cultura e lazer (40%); alimentação fora do lar (40%); e atividades religiosas (20%).

Entram nessa fase as cidades de Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe

Na fase 1, marcada pela reabertura do comércio, estão as macrorregiões do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe. São permitidos, com 40% de trabalho presencial, a indústria química e correlatados; artigos de couros e calçados; cadeia metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; cadeia energia elétrica; cadeia da construção, têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; indústria e serviços de apoio; artigos do lar, cadeia agropecuária, cadeia moveleira.

Ainda com 40% do efetivo, estão previstos o funcionamento de atividades das cadeias de tecnologia da informação; automotiva, comércio de outros produtos; comércio e serviços de higiene e limpeza; e esporte, cultura e lazer.

Entram nessa fase as cidades de Aiuaba, Arneiroz, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tauá, do Sertão Central, e do Litoral Leste/Jaguaribe, Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

Região Norte e Cariri

A Região Norte e o Cariri seguem na fase de transição, na qual é permitida a atividade das cadeias de indústria química e correlatados (30%); artigos de couros e calçados (20%); indústria metalmecânica e afins (30%); saneamento e reciclagem (30%); energia (20%); cadeia da construção civil (30%); têxteis e roupas (20%).

Comunicação, publicidade e editoração (30%), indústria e serviços de apoio (30%); artigos do lar (30%); agropecuária (30%); móveis e madeiras (30%); tecnologia da informação (30%); logística e transporte (30%); automotiva (20%), cadeia da saúde (100%); e esporte, cultura e lazer também são liberados gradualmente.

É o caso dos municípios Acaraú, Alcântaras, Ararendá, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Crateús, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Granja, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Tamboril, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará.

Já as cidades de Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barro, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Jardim, Jati, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, ainda que na transição, têm recomendações para intensificar as medidas de isolamento.

Seguem em isolamento social rígido as cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Tianguá e Iguatu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALMENTE PODERÁ SAIR A RECUPERAÇÃO DA RODOVIA CE-366/ CE-329 / CE- 183, TRECHO RERIUTABA- VARJOTA ATÉ PAREDE DO AÇUDE ARARAS.

A Secretaria da Casa Civil por meio da Superintendência de Obras Públicas-SOP do Governo do Estado do Ceará, divulgou vencedora da licitação que fará restauração da rodovia que liga Reriutaba à Varjota, incluindo ainda o trecho até a parede do açude Araras. O total da pavimentação de 18,75 km custará aos cofres do Governo do Estado mais de 12 milhões de reais. A Licitante vencedora MACIEL CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGENS S.A. com o valor global ofertado de R$12.302.541,75 da licitação da  RESTAURAÇÃO no Âmbito do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará. Cabe frisar que o processo licitatório ainda não concluiu, estando pendente fase de prazo recursal de 05(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado que se deu em 10 de junho de 2020 no diário oficial do estado do Ceará. Em tempo a população desses municípios, que após anos de reclamação, sofrimento, prejuízos e protestos poderá ver a estrada restaurada.

Polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por Covid-19

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/20/policias-civil-e-militar-do-ceara-somam-2-mil-agentes-afastados-por-covid-19.ghtml As polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por apresentar sintomas da Covid-19 - entre casos confirmados e suspeitos. Cinco policiais já morreram pela doença. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Solicitada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) não forneceu os números de servidores afastados pela doença. Em nota, a Pasta garantiu "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". Na Polícia Civil, segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da doença, sendo que pelo menos 300 deles têm a confirmação por exam...

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/15/teich-deixa-o-ministerio-da-saude-antes-de-completar-um-mes-no-cargo.ghtml O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica detalhes...