Pular para o conteúdo principal

Ministério Público investiga ações de combate a Covid-19 em 163 municípios do Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/07/08/ministerio-publico-investiga-acoes-de-combate-a-covid-19-em-163-municipios-do-ceara.ghtml


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, até a última segunda-feira (6), 469 procedimentos em 163 municípios do Ceará, para acompanhar atos do Poder Público no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Conforme o último balanço do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP), divulgado em 1º de julho, somente entre os dias 30 de junho a 6 de julho, 46 novos procedimentos de diversos temas foram instaurados. As informações foram divulgadas pelo órgão nesta quarta-feira (8).

De acordo com o MPCE, entre os assuntos investigados nas prefeituras estão aglomeração, auxílio emergencial, coleta seletiva, contratações ou aquisições justificadas por dispensa de licitação, descarte de lixo hospitalar, fake news, sobrepreço em licitação e transparência de gastos públicos , entre outros.

A maioria das ações do Ministério Público foram formadas por Procedimentos Administrativos, totalizando 301. Além desta, também foram feitas Notícias de Fato, Inquéritos Civis, Atendimentos, Procedimentos Administrativos Eleitorais, Procedimentos Preparatórios, Pedidos de Informação, Processo Judicial (1º grau), Reclamação e Representação.

Para o promotor de Justiça Élder Ximenes, coordenador do CAODPP, a população deve continuar fiscalizando o poder público e enviando denúncias, porém todos os dados devem ser conferidos para evitar a propagação de "fake news".

"Qualquer cidadão pode entrar em contato com a Promotoria de Justiça da sua cidade ou pelo nosso e-mail de denúncias e nos enviar elementos que apontem indícios de irregularidades. Toda denúncia é verificada. Precisamos também estar atentos às condutas de promoção pessoal dos prefeitos e demais gestores públicos. Os benefícios concedidos à população em virtude da pandemia não podem ser confundidos como um 'favor' pessoal, mas sim uma obrigação de quem gere o Sistema de Proteção Social de um Município ou do Estado", explica Élder.

Recomendações

Além dos procedimentos citados, o Ministério Público também expediu 728 recomendações sobre ações de combate ao novo coronavírus. No último balanço do CADPP o quantitativo estava em 602 procedimentos.

Os principais assuntos das recomendações emitidas pelo MPCE estão relacionados a: aglomeração, ampla divulgação das medidas de proteção à Covid-19 pelo Poder Público, cumprimento dos Decretos Estadual e Municipal, auxílio emergencial, desinstalação de cabines para desinfecção, coleta seletiva, direito do consumidor, elaboração de planos de contingência, Identificação de pacientes internados, orientações sobre prevenção e controle de infecção para ILPIs, adoção de medidas mais restritivas ou de isolamento social rígido, aplicação de multas para quem não usar máscara, acompanhamento e notificação de casos suspeitos, proteção a comunidades indígenas, fluxo de atendimento a pacientes, merenda escolar e transparência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALMENTE PODERÁ SAIR A RECUPERAÇÃO DA RODOVIA CE-366/ CE-329 / CE- 183, TRECHO RERIUTABA- VARJOTA ATÉ PAREDE DO AÇUDE ARARAS.

A Secretaria da Casa Civil por meio da Superintendência de Obras Públicas-SOP do Governo do Estado do Ceará, divulgou vencedora da licitação que fará restauração da rodovia que liga Reriutaba à Varjota, incluindo ainda o trecho até a parede do açude Araras. O total da pavimentação de 18,75 km custará aos cofres do Governo do Estado mais de 12 milhões de reais. A Licitante vencedora MACIEL CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGENS S.A. com o valor global ofertado de R$12.302.541,75 da licitação da  RESTAURAÇÃO no Âmbito do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará. Cabe frisar que o processo licitatório ainda não concluiu, estando pendente fase de prazo recursal de 05(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado que se deu em 10 de junho de 2020 no diário oficial do estado do Ceará. Em tempo a população desses municípios, que após anos de reclamação, sofrimento, prejuízos e protestos poderá ver a estrada restaurada.

Polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por Covid-19

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/20/policias-civil-e-militar-do-ceara-somam-2-mil-agentes-afastados-por-covid-19.ghtml As polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por apresentar sintomas da Covid-19 - entre casos confirmados e suspeitos. Cinco policiais já morreram pela doença. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Solicitada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) não forneceu os números de servidores afastados pela doença. Em nota, a Pasta garantiu "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". Na Polícia Civil, segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da doença, sendo que pelo menos 300 deles têm a confirmação por exam...

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/15/teich-deixa-o-ministerio-da-saude-antes-de-completar-um-mes-no-cargo.ghtml O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica detalhes...