![]() |
| https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/07/03/medias-de-casos-e-obitos-da-covid-19-em-fortaleza-voltam-a-diminuir-em-maior-velocidade.ghtml |
A velocidade da queda das médias de casos e óbitos semanais da Covid-19 voltou a aumentar na última semana em Fortaleza, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na noite desta sexta-feira (3). A informação, contudo, ainda é preliminar, já que há possibilidade de mudanças com a inserção de casos mais recentes após a divulgação do levantamento.
Embora a redução no número de novos casos em Fortaleza já venha acontecendo em Fortaleza, percebeu-se que esse fenômeno desacelerou entre as semanas 23 (31 de maio a 6 de junho) e 24 (7 a 13 de junho), em relação às três semanas anteriores a estas, logo depois do que considera-se segundo pico da Covid-19 no Ceará.
Entretanto, as médias diárias semanais voltaram a ter uma diferença mais significativa entre as semanas anteriores no período de 21 a 27 de junho, e continuam nos últimos dias, embora a semana epidemiológica ainda não tenha finalizado.
A SMS, contudo, ainda alerta que existe a possibilidade de interrupção ou reversão da tendência de declínio de casos e óbitos em razão de fatores externos, a exemplo das variações das taxas de isolamento social.
Covid no Ceará
O Ceará contabiliza 118.311 casos confirmados de Covid-19, com 6.373 mortes em decorrência da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizados pela Secretária de Saúde às 17h55 desta sexta-feira (3). Sobral, na Região Norte, ultrapassou os 7 mil casos.
A plataforma indica 91.918 pessoas já se recuperaram da infecção no Ceará. A letalidade da doença, proporção entre as taxas de casos e óbitos, está em 5,4%.
Fortaleza concentra os maiores índices da doença, com 36.272 diagnósticos positivos e 3.356 mortes. Segundo o Governador Camilo Santana, os números da Covid-19 continuam "melhorando" na capital. Fortaleza está na fase 2 da reabertura econômica e podem funcionar comércios, restaurantes e templos religiosos.
Camilo afirmou que a preocupação no momento é com a região do Cariri, no sul do Estado. Nesta região está a cidade de Juazeiro do Norte, que registra 2.100 casos confirmados e 105 óbitos pela enfermidade. Com o avanço da doença no sul, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Iguatu adotaram o lockdown.
O isolamento social rígido também vale para Sobral, a segunda cidade em número casos do novo coronavírus, com 7.138 registros e 239 mortes. Sobral é a cidade com maior prevalência da Covid-19 no Brasil e já teve 26,4% da população infectada, segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
O estudo indica que Fortaleza tem 20,2% de prevalência de pessoas com o novo coronavírus, terceiro maior índice do país. Seguindo Fortaleza e Sobral no número de casos, estão as cidades de Maracanaú (3.829 casos) e Caucaia (3.808 casos). Na Região Metropolitana da capital, Caucaia já registrou 286 mortes pela doença e Maracanaú 215.

Comentários
Postar um comentário