Pular para o conteúdo principal

Óbitos no Interior do Ceará por Covid-19 quase dobram em junho

https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2020/07/02/obitos-no-interior-do-ceara-por-covid-19-quase-dobram-em-junho.html


No dia 1º de junho, o Ceará registrou 50.504 casos confirmados de Covid-19 e 3.1878 mortes, sendo 30.918 casos e 711 óbitos nas macrorregiões de Sobral, Cariri e Sertão Central. No final do mês, a situação já era completamente distinta, indicando um agravamento da pandemia no Interior: os casos subiram para 47.205 e os óbitos, para 1.408, representando um aumento de 52% e 98%, respectivamente.

"O aumento era esperado, considerando a dificuldade que as pessoas têm de cumprir o isolamento social. O Crato e toda a região do Cariri têm estado em isolamento desde março, ou seja, um período muito longo e, considerando a vulnerabilidade das pessoas, fica difícil mesmo mantê-las em casa. A primeira onda (de contágios) foi em Fortaleza e Região Metropolitana, ao passo que a segunda está acontecendo no Interior, especialmente aqui no Cariri. Junho foi um mês ruim para a gente mas infelizmente, estamos com a previsão de que julho seja pior, pelo aumento no número de novos casos e mortes", destaca Marina Feitosa, secretária de saúde do Crato.

"Apesar do aumento no número de casos, a letalidade tem se mantido baixa - tivemos só 12 óbitos no mês, o que significa que nosso sistema de saúde está com suficiência de leitos, principalmente por causa do Hospital Regional do Cariri. A taxa de ocupação hospitalar para pacientes com Covid está em apenas 25% agora, mas estamos vigilantes para as próximas semanas. Outro aspecto importante é que estamos testando mais, o que aumentou o número de casos identificados", afirma. O município entrou em isolamento social rígido na segunda-feira, 29.

Já em Sobral, sede da macrorregião, o aumento no número de casos foi registrado, apesar do isolamento social rígido. Junho foi o mês com pior quadro desde o início da pandemia: os casos confirmados aumentaram de 2.474 para 6.782, um crescimento de 174,13%, e o número de óbitos foi de 85 para 228. O município permanece atrás apenas de Fortaleza na quantidade de registros da doença.

"Testamos muito em junho, o que afeta diretamente o número de confirmados, mas também teve a questão do descumprimento do isolamento social por parte da população. Vários finais de semana e feriados tiveram intensa movimentação na cidade. A abertura de Fortaleza impacta o isolamento em Sobral, que é uma cidade de comércio e tem fluxo constante para a capital", justifica Josiane Dorneles, assessora técnica da Secretaria da Saúde de Sobral.

"Em julho, esperamos que, com a ampliação dos leitos de enfermaria e UTI, consigamos atender essa população com uma segurança maior. Sem dúvida, junho foi o mês mais crítico, mas julho ainda pode reservar muitas surpresas. A Covid-19 é uma doença nova e ninguém ainda pode dizer com certeza qual o comportamento da pandemia. O ritmo de transmissão aqui está acima de 1, ou seja, não é o ideal, e não dá para dizer que houve alguma estabilização. Estamos é no pico", diz.

A macrorregião do Sertão Central teve um aumento de 4.927 para 6.796 casos em junho, um crescimento de 38%. A taxa de ocupação nos leitos de UTI estava em 90%, de acordo com dados do IntegraSus atualizados ontem às 14h15.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALMENTE PODERÁ SAIR A RECUPERAÇÃO DA RODOVIA CE-366/ CE-329 / CE- 183, TRECHO RERIUTABA- VARJOTA ATÉ PAREDE DO AÇUDE ARARAS.

A Secretaria da Casa Civil por meio da Superintendência de Obras Públicas-SOP do Governo do Estado do Ceará, divulgou vencedora da licitação que fará restauração da rodovia que liga Reriutaba à Varjota, incluindo ainda o trecho até a parede do açude Araras. O total da pavimentação de 18,75 km custará aos cofres do Governo do Estado mais de 12 milhões de reais. A Licitante vencedora MACIEL CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGENS S.A. com o valor global ofertado de R$12.302.541,75 da licitação da  RESTAURAÇÃO no Âmbito do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará. Cabe frisar que o processo licitatório ainda não concluiu, estando pendente fase de prazo recursal de 05(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado que se deu em 10 de junho de 2020 no diário oficial do estado do Ceará. Em tempo a população desses municípios, que após anos de reclamação, sofrimento, prejuízos e protestos poderá ver a estrada restaurada.

Polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por Covid-19

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/20/policias-civil-e-militar-do-ceara-somam-2-mil-agentes-afastados-por-covid-19.ghtml As polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por apresentar sintomas da Covid-19 - entre casos confirmados e suspeitos. Cinco policiais já morreram pela doença. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Solicitada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) não forneceu os números de servidores afastados pela doença. Em nota, a Pasta garantiu "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". Na Polícia Civil, segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da doença, sendo que pelo menos 300 deles têm a confirmação por exam...

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/15/teich-deixa-o-ministerio-da-saude-antes-de-completar-um-mes-no-cargo.ghtml O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica detalhes...