Pular para o conteúdo principal

Os desafios do aumento de casos da Covid-19 no Interior

https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2020/05/22/os-desafios-do-aumento-de-casos-da-covid-19-no-interior.html


Não obstante o indicativo de estabilização dos casos da Covid-19 na Capital na última semana, o Ceará apresenta aumento de casos nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior. Essa nova configuração no cenário da pandemia no Estado apresenta outros desafios para a rede pública de saúde. Além da ampliação da estrutura de leitos de internação, que se concentra, em sua maioria, em hospitais referenciados nos municípios de grande porte, o atendimento demanda profissionais especializados e estrutura de transporte para levar os pacientes de municípios pequenos até as grandes sedes regionais. Um dos caminhos, é fortalecer a rede primária, para que a identificação de casos seja precoce.

Há um mês, a proporção de casos fora da Capital era de 18%. A taxa chegou 40% até ontem, 21. São 31.413 casos confirmados no Estado até esta quinta-feira, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 18h17min. Desse total, 18.644 (60%) se concentra em Fortaleza. Já são 2.161 mortes em decorrência do novo coronavírus no Estado. A taxa de letalidade é de 6,8%.

Em números absolutos, Caucaia (1.104), Sobral (840), Maracanaú (730), Itapipoca (536) e Eusébio (491) seguem a Capital em maior número de confirmações laboratoriais. As maiores taxas de incidência (número de confirmações em relação à população do município) e de mortalidade (número de óbitos em relação à população) são observadas, principalmente, na RMF e na região Norte.

Conforme Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), nesse momento, é importante adotar o protocolo estadual de atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus desde a atenção básica até a alta complexidade. Ela frisa a importância do monitoramento de pessoas dos grupos de risco pela atenção primária. "Não vamos ter o quantitativo de leitos de internação suficiente se não fizermos o monitoramento pela atenção primária. Os grupos de risco precisam ser monitorados. Aqui no Cedro, fizemos um zoneamento na cidade e fazem o acompanhamento de perto, ligam para os pacientes", diz.

Segundo a epidemiologista Lígia Kerr, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), os municípios mais afastados das sedes regionais precisam de mais transporte. "As pessoas demoram para chegar até os hospitais. E pelas características dessa doença, quando você percebe que está sentindo falta de ar, o nível de oxigenação já está muito baixo, já está grave", alerta. Profissionais da atenção primária têm importância estratégica para ajudar a triar e encaminhar as pessoas precocemente. Outro desafio desse cenário, é "ter profissionais qualificados para lidar com uma doença nova e com um equipamento que nunca lidou". "O desafio é a distribuição dos serviços nos territórios cearenses", analisa Carmem Leitão Araújo, professora do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e coordenadora do Observatório de Políticas Públicas de Saúde. Ontem, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo era de 87,7% no Estado.

Desde o início da infecção no Estado, o Governo do Ceará abriu 2.139 leitos exclusivamente para o tratamento de pessoas com Covid-19. Desse total, 627 são de UTI. Outros 110 leitos serão abertos em hospitais de campanha em Caucaia, Maracanaú e Quixeramobim. Os municípios de Icó, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Caucaia, Tianguá, Limoeiro do Norte devem ser beneficiados com a chegada de 200 respiradores da China no último fim de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALMENTE PODERÁ SAIR A RECUPERAÇÃO DA RODOVIA CE-366/ CE-329 / CE- 183, TRECHO RERIUTABA- VARJOTA ATÉ PAREDE DO AÇUDE ARARAS.

A Secretaria da Casa Civil por meio da Superintendência de Obras Públicas-SOP do Governo do Estado do Ceará, divulgou vencedora da licitação que fará restauração da rodovia que liga Reriutaba à Varjota, incluindo ainda o trecho até a parede do açude Araras. O total da pavimentação de 18,75 km custará aos cofres do Governo do Estado mais de 12 milhões de reais. A Licitante vencedora MACIEL CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGENS S.A. com o valor global ofertado de R$12.302.541,75 da licitação da  RESTAURAÇÃO no Âmbito do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará. Cabe frisar que o processo licitatório ainda não concluiu, estando pendente fase de prazo recursal de 05(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado que se deu em 10 de junho de 2020 no diário oficial do estado do Ceará. Em tempo a população desses municípios, que após anos de reclamação, sofrimento, prejuízos e protestos poderá ver a estrada restaurada.

Polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por Covid-19

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/20/policias-civil-e-militar-do-ceara-somam-2-mil-agentes-afastados-por-covid-19.ghtml As polícias Civil e Militar do Ceará somam 2 mil agentes afastados por apresentar sintomas da Covid-19 - entre casos confirmados e suspeitos. Cinco policiais já morreram pela doença. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Solicitada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) não forneceu os números de servidores afastados pela doença. Em nota, a Pasta garantiu "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". Na Polícia Civil, segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da doença, sendo que pelo menos 300 deles têm a confirmação por exam...

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/15/teich-deixa-o-ministerio-da-saude-antes-de-completar-um-mes-no-cargo.ghtml O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica detalhes...